A aprovação da administração do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) aumentou no último semestre em São Caetano, segundo mostra levantamento do instituto Paraná Pesquisas feito a pedido do Diário. Por outro lado, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido cada vez mais rejeitado na cidade.
A administração de Tarcísio é aprovada por 69,8% dos eleitores consultados na pesquisa realizada entre os dias 2 e 7 de março. Desaprovam o governo 25,1% dos entrevistados. Não souberam ou não quiseram opinar 5,1% dos ouvidos. A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais.
PUBLICIDADE
Tarcísio está em processo de recuperação de sua imagem em São Caetano. Um ano atrás, em março de 2023, ele era aprovado por 70,4% dos eleitores da cidade. Em setembro, a porcentagem caiu para 67,3%, subindo agora mais de dois pontos percentuais.
Ao serem consultados sobre a avaliação detalhada do governador, 35,4% disseram ser boa, 26,6% afirmaram ser regular e 18,6% opinaram ser ótima. Foram 8,3% os que responderam ser péssima e 7,8% os que apontaram-na como ruim. Não souberam ou não quiseram responder 3,2% dos eleitores questionados.
Já a administração do presidente Lula é desaprovada pela maioria dos eleitores são-caetanenses ouvidos pelo Instituto Paraná. A porcentagem dos descontentes é de 56,5%. Já os que aprovam o governo federal são 40%. Não souberam ou não quiseram responder ao questionário 3,5% dos eleitores entrevistados.
A aprovação de Lula vem caindo sistematicamente em São Caetano, única das sete cidades do Grande ABC que o PT nunca administrou. Em pesquisa divulgada há um ano, em março de 2023, o presidente obteve 45,8% de apoio. Seis meses depois, em setembro, o índice havia diminuído para 42,7%.
Apenas 6,5% dos eleitores ouvidos na consulta avaliaram a terceira gestão do presidente Lula como ótima. São 36,3% os que a consideram péssima. Ainda houve quem respondesse que a administração do petista era regular (22,9%), boa (21,8%) e ruim (10,8%). Não soube ou não respondeu aos pesquisadores do instituto Paraná 1,7%.
Os comentários estão fechados.