O Presidente dos Estados Unidos , Joe Biden , afirmou ao Primeiro-Ministro de Israel , Benjamin Netanyahu , que nã o irá se envolver em um possível contra-ataque contra o Irã , segundo um porta-voz da Casa Branca informou à agência de notícias Reuters .
Na noite de sábado o Irã lançou mísseis e drones contra Israel , em retaliação aos ataques israelenses ao consulado iraniano em Damasco , capital da Síria, no dia 1º de Abril.
PUBLICIDADE
Na madrugada deste domingo no horário de Brasília, Biden emitiu um comunicado onde condenou os ataques iranianos, mas afirmou que graças aos esforços dos Estados Unidos em ajudar a defesa de Israel, foi possível interceptar “quase todos” os drones e mísseis .
Oficialmente, a posição de Biden e dos Estados Unidos é de ajudar Israel a se defender , o que foi reforçado no pronunciamento divulgado nas redes sociais do Presidente. Biden ainda destacou que Israel demonstrou uma notável capacidade de se defender e derrotar ataques adversários .
Neste domingo, Biden participará de uma reunião do G7 para discutir o assunto e seus desdobramentos com demais lideranças. Antes dos ataques iranianos, Biden havia afirmado que seu apoio a Israel era inabalável .
Estados Unidos não quer se envolver em conflito na região
Apesar de Biden prestar apoio ao governo de Netanyahu e oferecer ajuda militar na defesa israelense, os Estados Unidos não têm interesse em entrar em guerra com o Irã , segundo declarações de John Kirby , porta-voz da Casa Branca para assuntos de segurança nacional.
Em entrevista para o programa “This Week” da ABC, Kirby afirmou que os Estados Unidos seguirá apoiando Israel:
“O presidente já disse várias vezes, não queremos ver uma guerra ainda maior na região. Não queremos uma guerra com o Irã. Não queremos uma escalada de tensões.”, afirmou o porta-voz.
Os comentários estão fechados.