O Transporte Sanitário Eletivo já está disponibilizado à população mediante cadastro com protocolo junto à Secretaria de Saúde. A cerimônia de entrega aconteceu nesta quarta-feira (22), na sede da prefeitura.
PUBLICIDADE
O Transporte Sanitário Eletivo é uma política pública que contou com a participação popular, e foi uma das pautas discutidas no I Fórum da Pessoa com Deficiência, em 2022. “Nossa cidade precisa promover cada vez mais inclusão, pois é fundamental reconhecer cada indivíduo sob a ótica da diversidade e por isso, trabalhar essa política pública é fundamental”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que na cerimônia anunciou a finalização de projeto de lei junto ao Conselho da Pessoa com Deficiência para criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência.
Para o serviço de transporte, foram entregues três vans (sendo uma adaptada à PcD, entregue à Apae Petrópolis), quatro Spins e três carros. “Essa é uma realização do governo como um todo, e não apenas da secretaria de Saúde. E quando um governo está em sintonia, conseguimos tornar realidade políticas públicas em saúde como essa, de iniciativa popular.”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo. “É importante estarmos em consonância ao que a população precisa, pois uma cidade precisa ser boa para todos: isso é inclusão”, completou a secretária-chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciane Bomtempo.
Até o momento, a cidade possuía apenas o Transporte Fora do Domicílio (TFD), que presta apoio aos pacientes que necessitam realizar tratamentos fora da cidade. “Estamos vivendo mais um momento feliz, pois poderemos atender mais pessoas com esses novos veículos! Agradecemos a todos os envolvidos, e também à equipe da Saúde, que foram responsáveis pelo estudo sobre esta demanda”, comemorou Cláudia Respeita, superintendente de Atenção à Saúde.
Uma das vans foi entregue à Apae Petrópolis, que fará o transporte dos assistidos pela instituição que realizam tratamentos e possuem mobilidade reduzida. “Agradecemos ao prefeito, e todos os envolvidos. É uma vitória para todas as pessoas que precisam desse recurso, e aqui falo em nome de todas as instituições que serão atendidas pelo programa. Levantamos essa pauta no I Fórum da pessoa com Deficiência e ver esta política pública sendo implementada é motivo de muita gratidão”, finalizou Alessandra Oliveira, coordenadora da Apae Petrópolis.
Os comentários estão fechados.