Corpus Christi, saiba o que é, origem e significado.
“Ecclesia de Eucharistia vivit”, “A Igreja vive da Eucaristia” Este é um dos fundamentos da Festa de “Corpus Christi”, que significa “Corpo de Cristo” em latim. A data foi adotada pela igreja católica para comemorar a presença real de Cristo na Eucaristia. Os católicos acreditam que na Eucaristia ocorre a transmutação da hóstia em corpo de Cristo e Vinho em Sangue de Cristo, conhecido como o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo ou Sétimo Sacramento.
O CONCEITO DE COMPARTILHAR O ALIMENTO
Segundo o Frei Anízio Freire, quando os “5” pães e os “2” peixes são abençoados por Jesus, ele celebra a presença de Deus na vida. Celebrar a Eucaristia é revelar a totalidade do amor de Deus que dá tudo para todos.
O CONCEITO DA TRANSMUTAÇÃO DO PÃO EM CORPO DE CRISTO E VINHO EM SANGUE DE CRISTO
Foi instituído na Última Ceia (Mateus 26,26-28). Jesus tomou o pão e o partiu, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados.
OBJETIVO DA FESTA
A festa de Corpus Christi tem como objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia. No Catolicismo, a hóstia torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus. Em outras denominações religiosas apenas as palavras de Cristo em Mateus 26:26 é lembrada.
QUANDO A DATA É COMEMORADA
É comemorada sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.
COMO A DATA É COMEMORADA
Na celebração de Corpus Christi temos uma missa solene, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a missa o sacerdote consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra apresentada aos fiéis para adoração.
ORIGEM DA COMEMORAÇÃO
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica. Em 1264, o papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja. No Brasil, a festa passou a ser oficial em 1961. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto.
Crédito: Imagem de Sr. Maria-Magdalena R. por Pixabay