NASA: podemos ter um alerta de apenas 30 minutos antes que uma tempestade solar atinja a Terra
A NASA desenvolveu um sistema de alerta precoce que utiliza modelos de inteligência artificial (A.I.) para prever tempestades solares e dar ao planeta cerca de 30 minutos de aviso antes que uma tempestade solar potencialmente devastadora atinja uma área específica.
O sistema, chamado DAGGER, pode prever a gravidade e a direção de um evento de tempestade solar em menos de um segundo e é capaz de fazer uma previsão a cada minuto.
DAGGER está sendo lançado em uma plataforma de código aberto, justamente a tempo de coletar muitos dados à medida que o Sol se aproxima do pico de seu ciclo solar de 11 anos em 2025.
O que é uma tempestade solar?
As tempestades solares são um dos eventos mais violentos do sistema solar e podem causar interferência em sistemas eletrônicos, satélites e redes de comunicação.
Essas tempestades podem resultar em blackouts de energia, interrupção de serviços de navegação e comunicação, e até mesmo danificar equipamentos eletrônicos.
Os efeitos das tempestades solares podem ser observados na Terra, como auroras polares ( aurora boreal) . Essas partículas podem ser perigosas para os astronautas, e há estudos que apontam que elas podem ter um impacto negativo na saúde dos seres humanos.
Imagem de Tommy Andreassen por Pixabay