Com atuação de gala no primeiro tempo, Botafogo vence o Audax com direito a chocolate na Pascoa
O Botafogo garantiu o título da Taça Rio de 2023 ao vencer o Audax por 5 a 2 no segundo jogo da final, 7 a 3 no agregado. Lucas Fernandes (2), Gustavo Sauer (2) e Philipe Sampaio marcaram para o Alvinegro, Romarinho e Julinho descontaram para o time de Angra. Com a título, o Glorioso garante vaga na Copa do Brasil de 2024, que não conseguiu na Taça Guanabara ao ficar fora da semifinal.
Botafogo x audax – Master W News
O Botafogo teve os melhores 45 minutos iniciais da temporada na finalíssima da Taça Rio. Em ritmo acelerado com velocidade na frente, o Glorioso criou boas chances e abriu o placar logo aos 11 com Lucas Fernandes aproveitando rebote. O meia ampliou aos 18 após lindo cruzamento de Rafael. No meio da etapa, o Audax se aproveitou de um apagão alvinegro para fazer gol com Romarinho e teve chances de empatar. Porém Marlon Freitas e Gustavo Sauer trataram de ampliar novamente. Lançamento sensacional do meia e finalização precisa do camisa 10.
A volta do intervalo foi de ritmo lento do Botafogo, e o Audax se aproveitou disso. Logo no começo, Julinho completou uma cobrança rápida de escanteio para novamente reduzir a vantagem botafoguense. Após a parada técnica, Sauer acalmou os ânimos e afastou o risco com um bonito gol, contando também com uma falha de Leandro. No fim, Sampaio aproveitou uma bola levantada em cobrança de falta para dar números finais à partida.
Este foi o oitavo título da Taça Rio conquistado pelo Botafogo, repetindo os feitos de 1989, 1997, 2007, 2008, 2010, 2012 e 2013. A competição valia até 2020 um lugar na grande decisão do Estadual, mas desde 2021 significa apenas o quinto lugar da competição. E, neste ano, valeu a última vaga do estado na Copa do Brasil do ano seguinte.
A Taça Rio é também o primeiro troféu da Era SAF e o primeiro desde que o técnico Luís Castro assumiu o time. Nada que seja para comemorar muito, mas pelo menos a vitória significa um pouco de paz para o Botafogo trabalhar visando Copa Sul-Americana, Brasileiro e a sequência da Copa do Brasil.
Próximos jogos
O Botafogo volta a campo agora na próxima quarta-feira (12/3) para enfrentar o Ypiranga, às 21h30, em Erechim, no duelo de ida pela terceira fase da Copa do Brasil. Depois, sábado (15/3), tem estreia no Campeonato Brasileiro diante do São Paulo, às 18h30, no novo gramado sintético do Estádio Nilton Santos.