A Espanha fez história neste domingo, 14, e se tornou tetracampeã da Eurocopa ao bater a Inglaterra por 2 a 1, no Olímpico de Berlim. Titular indiscutível e protagonista durante toda a campanha, o jovem Lamine Yamal superou um recorde do Rei Pelé ao entrar em campo e se tornou o jogador mais jovem a ser campeão em um grande torneio de seleções.
Aos 17 anos e um dia, Lamine Yamal é campeão europeu! O recorde até então, na Eurocopa, era do português Renato Sanches, com 18 anos e 328 dias, campeão com a seleção de Portugal na edição de 2016. Expandindo o cenário e incluindo outros grandes torneios, Yamal também supera o Rei Pelé, campeão da Copa do Mundo em 1958 com 17 anos e oito meses.
PUBLICIDADE
Que pese todas as diferenças de época e cenários, contextos e as dificuldade em jogar uma Euro e Copa do Mundo, o espanhol com descendência de Guiné-Equatorial fez história.
Lamine Yamal já havia batido outros recordes ao longo da Euro 2024: o jogador mais jovem a entrar em campo no torneio e também o jogador mais jovem a marcar um gol. O espanhol marcou na semifinal contra a França, com gol decisivo para a classificação.
Apesar de ter passado em branco na finalíssima, foi decisivo no primeiro gol, quando recebeu passe de Carvajal e serviu assistência para Nico Williams marcar.
O jogador mais novo a marcar um gol na final da Eurocopa é de Pietro Anastasi, da Itália, que anotou em 1968 contra a Iugoslávia. O feito foi cumprido pelo italiano com 20 anos e 64 dias.
Os comentários estão fechados.