A Uefa detalhou nesta segunda-feira, 4, como será o formato da Champions League a partir da temporada 2024/2025. A fase de grupos da Liga dos Campeões deixará de existir e dará lugar a uma competição com 36 clubes para ver quem avança às oitavas de final.
Inicialmente, serão 36 times (os atuais 32 classificados por campeonatos nacionais) e outros quatro estabelecidos por critérios da Uefa. Cada time enfrenta oito adversários definidos através de sorteio, distribuídos em quatro potes, esses também estabelecidos de acordo com o mérito esportivo.
PUBLICIDADE
Se, atualmente, os dois mais bem classificados avançam às oitavas de final, no novo formato, os oito clubes que tiverem a melhor campanha nessa liga garantirão vaga direta na próxima fase. Os demais clubes serão definidos em um playoff entre o nono e o 24º colocado, em partidas de ida e volta. Aqueles que ficarem da 25ª a 36ª posição estarão automaticamente eliminados.
“Estamos totalmente empenhados em respeitar os valores fundamentais do esporte e em defender o princípio fundamental das competições abertas, com a qualificação baseada no mérito desportivo”, disse Aleksander Čeferin, presidente da Uefa, em comunicado.
A partir das oitavas de final, o sistema permanece da maneira já conhecida. As partidas eliminatórias acontecem em sistema de ida e volta, com o maior placar agregado definindo a classificação à próxima fase. A final seguirá sendo disputada em jogo único, em local definido previamente.
Os comentários estão fechados.