Quem é Iam Tongi, Vencedor do American Idol 2023
Um jovem de 18 anos chamado Iam Tongi , venceu a 21ª temporada do American Idol. Sua jornada para conquistar o “American Idol”, começou já na estreia da competição. Para sua audição, Tongi, de 18 anos, interpretou “Monsters” de James Blunt e dedicou a performance a seu pai, que faleceu alguns meses antes da audição.
Ao cantar com toda a sua emoção, fez os juízes Lionel Richie e Luke Bryan chorarem com sua interpretação. O vídeo de sua performance levou muitas pessoas às lágrimas além dos jurados, e já acumulou 17 milhões de visualizações no YouTube.
Final, American Idol
Durante a final do programa de três horas, o jovem cantor impressionou tanto o público quanto os jurados com duas performances impressionantes. Tongi levou a jurada Katy Perry às lágrimas com uma emocionante interpretação de “Making Memories of Us”, originalmente cantada pelo astro country Keith Urban, que foi mentor do jovem . Na segunda metade do show, o estudante do ensino médio subiu ao palco novamente com o pop star britânico James Blunt para cantar a música “Monsters” de Blunt, a mesma que dedicou ao seu pai na sua primeira audição. A plateia verteu-se em lágrimas.
Sobre
Iam Tongi, é natural de Kahuku, no Havaí, e tem descendência tonganesa, samoana e irlandesa. Ele e sua família se mudaram para Federal Way, em Washington, há três anos. Ele tentou entrar antes no Ameria Idol, no entanto, não passou na triagem inicial. Seu pai Rodney, sempre soube que o filho cantor era talentoso, infelizmente faleceu antes que pudesse o sucesso de Tongi.
Confira o vídeo da audição mais vista na história do “American Idol”. 17 milhões de visualizações
Momento em que Iam Tongi é declarado Vencedor do American Idol
Emocionante apresentação de Iam Tongi, cantando “The Sound Of Silence”
Super Emocionante dueto de Iam Tongi & James Blunt, cantando: “Monsters”
Fotos: @americanidol