Em mais uma decisão por pênaltis nessa Copa América o Canadá fez história ao superar a Venezuela e se garantir pela primeira vez entre as quatro melhores do torneio. Estreante na competição, o Canadá começou melhor, abusando da velocidade dos atacantes. Aos 11 minutos os canadenses perderam uma grande chance. Jonathan David colocou Larin para correr, o goleiro da Venezuela saiu da área para cortar, mas jogou a bola no pé de David, que tentou por cobertura. Como um verdadeiro arqueiro, o zagueiro Aramburu cortou a finalização e no rebote ainda interceptou a nova tentativa de Larin.
PUBLICIDADE
Um minuto depois, em nova jogada de velocidade, David escapou pela direita invadiu área e tocou para a entrada de Shaffelburg que emprurrou para as redes e fez 1 a 0 Canadá. O experiente atacante Salomon Rondon, de 34 anos, mostrou que a Venezuela estava no jogo e em duas cabeçadas perigosas quase empatou.
Do outro lado o Canadá esteve muito próximo do segundo gol quando Shaffelburg bateu no cantinho obrigando o goleiro Romo a uma difícil defesa. E na jogada em que Laryea bateu de 3 dedos e a bola passou pertinho do gol e de Larin, que fechava na pequena área para concluir.
Na volto do intervalo a tônica do jogo continuou a mesma. O Canadá apostando em jogadas em velocidade pelos do campo, e a Venezuela tentando mais pelo meio e através dos cruzamentos. Em uma das bolas esticadas pelo Canadá, a dupla Laryea-Larin quase marcou novamente, mas o camisa 9 chutou por cima do gol.
O jogo ficou franco, com mais espaços para as duas equipes. Num cruzamento na área canadense Eduard Bello bateu sem ângulo e o goleiro Crepeau colocou para escanteio. Pouco depois saiu o gol mais bonito da noite e um dos candidatos a golaço dessa Copa América. Num lateral para o Canadá no campo de ataque a bola foi colocada na área, a defesa venezuelana deu um chutão para frente e pegou Rondon no mano a mano com apenas um adversário.
O camisa 23 da Vino Tinto ganhou no corpo do marcador e de uma distância de mais de 30 metros tocou por cobertura para empatar a partida. O Canadá mudou as peças mas não a estrategia. Millar e Oluwaseyi, tiveram chances em bolas lançadas diretamente da defesa, mas não concluíram bem. A última chance da partida também foi do Canadá, mas Ahmed não conseguiu bater bem na bola.
Nas penalidades os craques Rondon e David bateram primeiro e converteram suas cobranças. Na rodada seguinte Herrera chutou para fora e Millar isolou. Rincon e Bombito fizeram seus gols. Quando Crepeau defendeu o penalti de Savarino parecia que o Canadá passaria à frente, mas Romo também defendeu a bola de Eustáquio. Nas quartas cobranças para cada lado, Cadiz e Davies marcaram. Tudo começou a se definir quando Crepeau pegou mais um, de Angel. Com direito a paradinha Kone fez o quinto e colocou o Canadá na semifnal.
O próximo desafio do time de Jesse Marsch é contra a atual campeã da Copa América e do mundo, a Argentina. O jogo será na terça, 9, no MetLife Stadium em East Rutherford, Nova Jersey.
Os comentários estão fechados.