Finalista do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Flamengo enfrenta o Palmeiras na decisão, que será nesta quinta-feira (7), em Volta Redonda-RJ. A equipe carioca já encarou o time paulista em uma final da competição, em 2019, e saiu vitoriosa. Agora os Garotos do Ninho tentam repetir o feito para conquistar o bicampeonato.
Naquele ano, o título do Brasileirão Sub-20 era decidido em dois jogos, o de ida e o de volta. O palco da primeira partida foi o Pacaembu, em São Paulo (SP). O Alviverde superou o Rubro-Negro por 1 a 0, garantindo vantagem para a finalíssima.
O segundo jogo foi no Kleber Andrade, em Cariacica (ES). Os Garotos do Ninho entraram em campo com força total para tentar reverter o placar e conseguiram. O Flamengo se sagrou campeão ao vencer o Palmeiras por 3 a 0 na partida de volta. o Placar agregado ficou em 3 a 1 para o Rubro-Negro.
Agora, em 2023, a decisão é feita em final única e o mandante é quem fez a melhor campanha na primeira fase do campeonato. Neste caso, o Flamengo. Além da liderança na Chave A, a equipe carioca foi a melhor colocada geral na fase de grupos, pois teve sete vitórias e apenas duas derrotas, somando 21 pontos.
O Flamengo continuou mostrando sua superioridade na segunda e terceira fase da competição. Nas quartas de final, eliminou o Athletico-PR com o placar agregado de 5 a 3. Na semifinal, deixou o Santos para trás com duas vitórias: 2 a 1 no jogo de ida e 3 a 1 na partida de volta.
O técnico Mario Jorge analisou a campanha do Flamengo no Brasileirão Sub-20 de 2023.
“Vejo nossa campanha como bem positiva. A gente se manteve regular durante toda a competição. Foram somente três derrotas no campeonato todo, então é uma campanha muito sólida. Primeira fase a gente termina com a primeira posição no geral, isso nos dá alguns benefícios. Mas eu vejo a nossa caminhada como muito boa, apesar de toda dificuldade que tem na categoria, tivemos ótimas performances.”
O treinador ainda projetou a partida contra o Palmeiras, e revelou que acredita que não tem favoritismo em um jogo tão grande como este.
“As duas agremiações têm se notabilizado por entregar muitos jogadores jovens no profissional e isso acaba se refletindo nas categorias para baixo também: no Sub-20, no Sub-17, até nas categorias inferiores, Sub-15, Sub-14. A gente vem se enfrentando, decidindo competições de nível nacional e internacional”, disse.
“Mas eu não acredito em favoritismo, ainda mais numa condição desse tamanho. Os dois times fizeram a primeira e a segunda colocação na classificação geral. Os dois terminaram muito bem a competição, eu acredito num belíssimo jogo pra quem vai estar em casa assistindo”, completou.
Um dos destaques da equipe, Lorran contou como tem sido a semana de treinos e qual a expectativa para a decisão. O camisa 10 aproveitou a oportunidade para mostrar sua confiança no time.
“A preparação está sendo muito boa. O grupo está unido! É entrar em campo, fazer um bom jogo, e sair de lá vitoriosos. Temos que entrar ligados desde o início. É decisão. Estou focado em poder ajudar meus companheiros e a minha equipe.”
O Flamengo enfrenta o Palmeiras buscando o bicampeonato nesta quinta-feira (7), às 11h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).
Fonte: https://www.cbf.com.br