O treinador da Seleção Brasileira Pré-Olímpica, Ramon Menezes, terá Hemerson Maria como seu auxiliar nos amistosos contra o Marrocos, que serão realizados na cidade de Fez, no nordeste do país africano. O primeiro jogo será na quinta-feira (7). A segunda partida acontecerá na segunda (11).
Aos 51 anos, ele é técnico da Aparecidense-GO e comandou a segunda participação do clube na Série C do Campeonato Brasileiro, em 2023.
Eles se conhecem desde 2014, quando trabalharam juntos no Joinville-SC. Hemerson e Ramon, à época treinador e auxiliar, respectivamente, foram os líderes da conquista do time da Série B. Em 2011, Ramon, em seus tempos de jogador, conquistou a Série C pelo clube catarinense, o primeiro título nacional da história do Joinville.
“O Hemerson me ajudou na transição de jogador para treinador. Me fez enxergar a importância de estudar, de respirar o clube, ele sempre foi um cara muito estudioso”, elogiou Ramon.
Hemerson trabalhou 17 anos com categorias de base e contribuiu com o crescimento de jogadores conhecidos no futebol brasileiro e mundial. No Figueirense, trabalhou com Bruno Alves (zagueiro do São Paulo), Filipe Luís (lateral do Flamengo), Roberto Firmino (atacante do Al-Ahli) e Felipe Santana (ex-zagueiro do Borussia Dortmund). No Avaí, Rodinei (lateral do Olympiacos) e Luciano (atacante do São Paulo) tiveram Hemerson como treinador durante sua formação.
Ele afirma que acompanhou o trabalho de Ramon e espera ajudar a Seleção Brasileira nos confrontos com o Marrocos, que visam à preparação da Canarinho para os Jogos Pan-Americanos, de 20 de outubro a 5 de novembro, no Chile, e ao Torneio Pré-Olímpico, em janeiro de 2024, na Venezuela.
“Conheço a forma que o Ramon trabalha, acompanhei a trajetória dele na Seleção Sub-20 e principal. Por isso conheço o modelo de jogo que o Ramon quer implementar. Quero aprender com ele e posso contribuir para que a gente possa fazer um grande trabalho e representar bem o nosso país nesses dois amistosos”, disse Hemerson.
OUTRO PARCEIRO DO JOINVILLE
Ramon conta com a ajuda também do preparador físico Reverson Pimentel, outro que trabalhou no Joinville com o treinador e Hemerson. Ele trabalha no Grêmio há quatro anos e tem uma carreira de mais de duas décadas no futebol. Reverson contou que realizou “um sonho de criança” ao ser convidado por Ramon e respondeu na hora a proposta.
“Quando ele me ligou, foi bem objetivo. Perguntou se eu estava preparado. Seleção a gente nunca fala não. Foi rápido e simples. Conversa de um minuto”, lembra o paulista de 41 anos, após o primeiro treino da Seleção Pré-Olímpica em Fez.
Fonte: https://www.cbf.com.br