facebook

Banner Promo

Carlos Sainz garante Ferrari na pole do GP da Itália de Formula 1

Líder do campeonato, Verstappen também larga na 1° fila neste domingo

Foto: Reuters/Jennifer/Lorenzini/Direitos Reservados

A Ferrari continua sendo a maior detentora de pole positions no Autódromo de Monza, conquistou com autoridade neste sábado a 24ª no próprio recinto, levando a melhor com Carlos Sainz na classificação do GP da Itália. Sob aplausos dos fervorosos tifosi, torcedores da escuderia, o espanhol anotou 1m20s294 em seu melhor tempo já sob a bandeirada para superar Max Verstappen por apenas 0s013. Também piloto da escuderia, Charles Leclerc foi terceiro.

Capitaneada por Sainz, a Ferrari confirmou o bom desempenho das sessões livres; o espanhol esteve no top 3 de todas, liderando a segunda e terceira. A equipe ganhou ainda mais força com os pneus médios no segmento intermediário, e os macios no Q3. O piloto do carro 55 não partia da posição de honra desde o GP dos Estados Unidos, em outubro de 2022.

A disputa foi regida por uma regra que reduziu o número de pneus para o fim de semana e determinou o tipo de composto para cada segmento: pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3. Diferente do teste anterior na Hungria, não houve tantas surpresas entre os dez primeiros colocados exceto por Alexander Albon, sexto colocado em sua sexta visita ao Q3 em 2023.

Resultado

  1. Carlos Sainz (Ferrari) – 1m20s294
  2. Max Verstappen (RBR) +0s013
  3. Charles Leclerc (Ferrari) +0s067
  4. George Russell (Mercedes) +0s377
  5. Sergio Pérez (RBR) +0s394
  6. Alexander Albon (Williams) +0s466
  7. Oscar Piastri (McLaren) +0s491
  8. Lewis Hamilton (Mercedes) +0s526
  9. Lando Norris (McLaren) +0s685
  10. Fernando Alonso (Aston Martin) +1s123
  11. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – Q2
  12. Liam Lawson (AlphaTauri) – Q2
  13. Nico Hulkenberg (Haas) – Q2
  14. Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – Q2
  15. Logan Sargeant (Williams) – Q2
  16. Guanyu Zhou (Alfa Romeo) – Q1
  17. Pierre Gasly (Alpine) – Q1
  18. Esteban Ocon (Alpine) – Q1
  19. Kevin Magnussen (Haas) – Q1
  20. Lance Stroll (Aston Martin) – Q1

Apesar dos altos e baixos na atual temporada, a Ferrari já contava com uma súbita melhora em Monza devido às características da pista, de baixa carga aerodinâmica (downforce), que atenuou os problemas do SF-23.

Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Quem perdeu ritmo, por outro lado, foi a Mercedes: se a equipe não teve dificuldades em chegar à disputa pela pole com George Russell e Lewis Hamilton, o heptacampeão não conseguiu repetir o bom desempenho do colega – quarto colocado – e fez apenas o oitavo tempo do dia.

Com pneus duros obrigatórios, o segmento começou com Albon na ponta após a volta de Verstappen ser deletada. O piloto da Williams chegou a ser superado por Pérez, até o bicampeão da RBR retornar à liderança com oito minutos restantes no cronômetro. Até então, Sainz, Leclerc e Alonso completavam o top 5.

Norris, porém, se colocou entre a dupla da Ferrari; Piastri, por outro lado, teve seu giro deletado e entrou na zona de eliminação. Na bandeirada, Leclerc desbancou Pérez pelo segundo lugar e, dos últimos cinco colocados, Bottas, Piastri e Sargeant se salvaram. As Alpines de Esteban Ocon e Pierre Gasly não tiveram a mesma sorte, entretanto.

Os pneus médios mandatórios ajudaram a impulsionar Sainz, que superou a marca estabelecida por Verstappen nas primeiras voltas rápidas do segmento – sob aplausos dos tifosi em Monza. Leclerc ficou atrás do bicampeão, com o terceiro melhor tempo. Destaque ainda para Albon, em quarto lugar.

A Mercedes, porém, só conseguiu por Russell no top 10; Hamilton fez apenas o 12º tempo, queixando-se da falta de aderência e ser atrapalhado por Pérez quando abria volta. Os 15 remanescentes voltaram para a pista juntos com dois minutos restantes.

Equipes como Alfa Romeo e Ferrari instruíram seus pilotos a ultrapassarem rivais para completar as voltas finais; Hamilton escapou da eliminação, passando em quinto lugar; Piastri, foi oitavo. Leclerc superou a volta de Sainz por 0s014 até, por fim, Verstappen deixar a dupla para trás.

Leclerc e Sainz passaram na frente das duas RBRs com seus giros iniciais do último segmento, munidos com os pneus macios. Verstappen chegou a ter sua primeira volta afetada por um deslize na curva 5, onde passou com as rodas esquerdas na brita. Ele, porém, conseguiu manejar e evitar piores desdobramentos.

A decisão veio no minuto final, com todos os dez pilotos na pista: Verstappen, Leclerc e Sainz abriram suas voltas finais juntos com desempenhos parecidos. O monegasco terminou na frente, tendo seu tempo desbancado pelo bicampeão da RBR. No entanto, Sainz se saiu melhor com os tempos no segundo e terceiro setores da pista e faturou a pole. Do carro, foi direto para a torcida italiana.

MASTER NEWS