O Peru declarou emergência de saúde devido a um surto de síndrome de Guillain Barré.
O governo peruano declarou emergência nacional de saúde devido a um surto de casos de síndrome de Guillain Barré, que afeta o sistema nervoso. A emergência abrange as 25 regiões do país e permitirá a compra de imunoglobulina para o tratamento de pacientes. O número de mortos pela síndrome subiu para quatro e os casos ultrapassaram 180 entre janeiro e julho. A síndrome se manifesta com fraqueza muscular progressiva e pode afetar o sistema respiratório. Um sintoma frequente é o formigamento e a falta de força nas extremidades.
Síndrome de Guillain-Barré
A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune em que o sistema imunológico produz anticorpos que afetam os nervos do próprio corpo, levando à inflamação e causando sintomas como fraqueza e dificuldade para movimentar as pernas e braços, sensação de formigamento e, nos casos mais graves, dificuldade para respirar, podendo colocar a vida em risco 12.
A síndrome geralmente é provocada por um processo infeccioso anterior e manifesta fraqueza muscular, com redução ou ausência de reflexos. Várias infecções têm sido associadas à Síndrome de Guillain-Barré, sendo a infecção por Campylobacter, que causa diarréia, a mais comum 3.
O diagnóstico da síndrome de Guillain-Barré geralmente é feito pelo neurologista que leva em consideração os sintomas apresentados pela pessoa e, em alguns casos, pode indicar exames como a punção lombar, ressonância magnética e eletroneuromiografia 2.
Em caso de suspeita de síndrome de Guillain-Barré é importante consultar um neurologista para uma avaliação e início do tratamento apropriado, que pode envolver o uso de imunoglobulina e plasmaférese
Imagem de ademires por Pixabay