Série D: Vitória bate Real Ariquemes em clássico capixaba e segue vivo
O domingo (9) foi de clássico capixaba na 12ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. O Vitória-ES levou a melhor em casa por 2 a 0 sobre Real Noroeste-ES, pelo Grupo 6. O meia João Paulo abriu o placar no fim do primeiro tempo, e o lateral-direito Breno Santos ampliou após o intervalo. A partida no estádio Salvador Venâncio, em Vitória, foi transmitida ao vivo na TV Brasil.
O triunfo do Alvianil na antepenúltima rodada da primeira fase aproximou o time da zona de classificação (G4): foi a 14 pontos, subiu para quinto lugar na tabela e agora está a quatro de alcançar o Santo Andrè (4º) .Já o Real Noroeste, atual tricampeão estadual, é o lanterna, com apenas cinco pontos. O Athetic Club-MG (26 pontos) é o líder, seguido de Portuguesa-RJ (25) e Democrata GV-MG (21). Os quatro primeiros colocados de cada chave – são oito grupos, com oito times cada – avançam à segunda fase da competição (jogos de ida e volta).
Ver essa foto no Instagram
Jogando com o apoio da torcida no estádio Salvador Venâncio, o Vitória-ES enfrentou dificuldades com a marcação adiantada do Real. A melhor chance do Alviazul abrir o placar surgiu aos 19 minutos, após cruzamento de Tony na medida para João Paulo que cabeceou certeiro, mas o goleiro Neguete fez uma defesa salvadora. Mais fechado, o Real Noroeste chegou a tentar alguns contra-ataques pelas laterais, mas quem balançou a rede primeiro foi mesmo João Paulo. Ele disparou com a bola em um contra-ataque, tabelou com Rony, driblou o goleiro Negrete e chutou para o fundo da rede. Após levar o gol, o Real amassou o Alvianil e por muito pouco não chega ao empate. Aos 44 minutos, após escanteio, Matheu Paulista levou a melhor na dividida com Teco e chutou na trave. Já nos acréscimo, Juninho Potiguar desferiu um chute cruzado e o goleiro Vitão foi na bola e evitou o empate do Real.
Após o intervalo, logo aos três minutos, o Vitória-ES partiu em contra-ataque. Maicon Esquerdinha lançou para Teco, que chutou cruzado, mas Negrete fez outra defesa magistral. Do lado do Real, a melhor oportunidade foi aos 16 minutos: Juninho Potiguar arriscou um chute cruzado e o goleiro Felipe evitou e mandou para escanteio. Na sequência, aos 19, Tony recebe a bola do lado esquerdo da área, dribla a defesa e cruza com precisão para Breno Santos Vitória-ES ampliar e selar o triunfo por 2 a 0.
Próxima rodada
Já sem chances de classificação, o Real Noroeste-ES e Nova Iguaçu-RJ se enfrentam no próximo sábado (15), às 11h ( horário de Brasília), no estádio Jânio Moraes, no Rio de Janeiro. A partir das 15h, o Vitória-RS recebe o Santo André-SP, na capital capixaba.
Edição: Cláudia Soares Rodrigues
Fonte: Agência Brasil – EBC