Lula e Macron conversam sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, em Paris. Os dois discutiram o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE).
Lula participou da Cúpula para o Novo Pacto Global de Financiamento, promovida por Macron. Durante seu discurso, Lula chamou de ameaça as exigências feitas pela UE para a finalização do acordo com o Mercosul.
A UE enviou aditivos ao acordo, com previsão de multas em caso de descumprimento de obrigações ambientais. Lula defendeu alterações em pontos do acordo sobre compras governamentais. O acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor.
Na cúpula, Lula defendeu que o combate às mudanças climáticas precisa ser acompanhado de ações contra a pobreza e cobrou mais investimentos dos países ricos nas economias menos desenvolvidas e em ações contra as desigualdades sociais, de raça e gênero.
Ele também defendeu aprimorar as instituições internacionais visando uma nova governança mundial e lembrou que o Brasil irá sediar a COP30, em 2025, em Belém. No encontro com Macron, Lula também tratou sobre a guerra na Ucrânia e temas da agenda bilateral.
Com : Juliana Andrade
Fonte: Agência Brasil – EBC