Pesquisa mostra que temporais estão mais frequentes no Rio
Uma pesquisa do COR, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro identificou um aumento de chuvas muito fortes na cidade entre os meses de dezembro e abril, em apenas uma hora, isso nos últimos 25 anos. Somente em fevereiro deste ano, foi registrado um acumulado de 222,4 milímetros de precipitação na capital fluminense.
Esse número só fica atrás dos volumes registrados nos meses de fevereiro de 1998, 2019 e 2020, quando o recorde de chuva chegou a 319,8 milímetros.
Também neste ano de 2023, oito dias registraram precipitações acima de 50,1 milímetros no período de uma hora, o que é considerado chuva muito forte.
O levantamento do Centro de Operações Rio foi feito a partir da base de dados do Sistema Alerta Rio, cuja série histórica começou em 1997.
Entre 2010 e 2023, foram 101 dias de temporais em apenas uma hora, enquanto de 1997 a 2009 foram contabilizados 74 dias. Significa que 58% do total registrado em cerca de 25 anos ocorreram a partir da década passada.
Para a meteorologista do Alerta Rio, Juliana Hermsdorff, os dados levantados podem estar relacionados com os efeitos do aquecimento global.
De acordo com o Centro de Operações, a base de dados e o aprimoramento tecnológico têm permitido que o Rio de Janeiro ofereça respostas rápidas para ocorrências de chuva.
Além disso, com base nas informações reunidas, foram definidos protocolos junto a diversos órgãos públicos, envolvendo fechamento de pistas, acionamento de sirenes e posicionamento de equipes.
*Com informações da Agência Brasil