facebook

Banner Promo

Gripe Aviária no Chile, já matou 9 mil animais

Gripe Aviária Imagem de Screamenteagle por Pixabay

Gripe Aviária no Chile, já matou 9 mil animais

A gripe aviária está se espalhando no Chile e já matou quase 9 mil animais marinhos. A maioria dos animais mortos são mamíferos, incluindo lobos-marinhos, pinguins-de-Humboldt, lontras-marinhas e cetáceos menores. A doença está presente em 12 das 16 regiões do país. As costas do norte do país são as mais afetadas principalmente ass praias da região de Chañaral. Além disso, o Chile também registrou o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) em um ser humano. O paciente é um homem de 53 anos que apresentava sintomas graves de gripe.

Efeitos na Economia

A crise sanitária gerada pela gripe aviária atingiu fortemente a economia do Chile. O preço dos ovos sofreu um aumento de 35% desde o final do ano passado, quando o surto teve início. Além disso, o governo anunciou a suspensão das exportações da carne de frango até que a situação esteja controlada.

A gripe Aviária em humanos

A transmissão do vírus da gripe aviária para humanos é rara, mas pode acontecer através de contato com penas, fezes ou urina de aves infectadas; inalação de pequenas partículas das secreções do animal doente; ingestão de carne mal cozida de aves contaminadas; ou contato desprotegido com carne crua. Já a transmissão de uma pessoa para a outra não é comum.

Os primeiros sintomas da gripe aviária em humanos são semelhantes aos da gripe comum e incluem principalmente dor de garganta, febre alta, dor no corpo, tosse seca, calafrios, fraqueza, espirros e secreção nasal e dor abdominal. Embora os sintomas sejam semelhantes aos da gripe comum, a gripe aviária tende a evoluir mais rápido e existe um risco maior de complicações graves, como, dificuldade respiratória ou pneumonia.

Foto de Screamenteagle por Pixabay

Gripe Aviária

 

MASTER NEWS