4 crianças sobrevivem na selva por 16 dias após queda de avião.
Quatro crianças que estavam a bordo do avião HK 280 que caiu na fronteira entre Caquetá e Guaviare foram encontradas vivas e em bom estado de saúde, de acordo com o Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF). O ICBF assumiu a responsabilidade de encontrar as crianças e iniciou procedimentos para estabelecer contato com outras entidades governamentais . As Forças Armadas ainda não conseguiram estabelecer contato oficial devido às difíceis condições climáticas e terreno.
Comunicado do Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF)
O Instituto Colombiano de Bienestar Familiar (ICBF) informa à população e aos meios de comunicação que: Na tarde deste 17 de maio 1, durante as tarefas de busca por sobreviventes do acidente com o avião HK 280, ocorrido na fronteira entre Caquetá e Guaviare, foi recebida informação de um território que assegura o contato com as quatro crianças que faziam parte das pessoas que estavam a bordo da aeronave. Esse relatório informou que elas foram encontradas vivas e em bom estado de saúde.
Ao tomar conhecimento dessa notícia, e com base em informações recebidas de comunidades indígenas da região, o ICBF – em contato com sua regional em Caquetá – assumiu a responsabilidade pelo encontro desses menores e acionou os procedimentos institucionais para estabelecer contato com outras entidades governamentais. Imediatamente, essa informação também foi transmitida à Presidência da República para que o Presidente pudesse comunicar a notícia ao país.
No entanto, as Forças Armadas ainda não conseguiram estabelecer contato oficialmente devido às difíceis condições meteorológicas e às dificuldades do terreno, razão pela qual continuam incansavelmente as operações de busca que já resultaram em várias descobertas na área, as quais permitiriam corroborar as informações recebidas pelo ICBF de várias fontes.
Estaremos informando, por meio dos canais institucionais, sobre o andamento da busca e o ICBF estará totalmente disponível para iniciar o processo de restabelecimento de direitos e o acompanhamento psicossocial correspondente. O ICBF está ciente de que, embora tenhamos passos firmes que nos aproximam delas, neste momento a prioridade não deve ser outra senão encontrá-las o mais rápido possível e permitir o seu retorno aos seus familiares.
FONTE: https://www.icbf.gov.co/noticias/comunicado-la-opinion-publica-77